É um seguro de vida associado ao crédito à habitação, que visa garantir a liquidação do empréstimo contraído em caso de morte ou invalidez da pessoa segura ou das pessoas seguras.
A cobertura principal é a Morte, mas poderá ainda ser contratada a cobertura complementar de Invalidez Absoluta e Definitiva e a cobertura de Invalidez Total e Permanente.
Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD), é a limitação funcional permanente e sem possibilidade de melhoria, resultante de doença ou acidente, que incapacite a pessoa segura para o exercício de qualquer atividade remunerada, necessitando de assistência de uma terceira pessoa para efetuar os atos normais da vida diária.
Invalidez Total e Permanente (ITP), é a limitação funcional permanente e sem possibilidade clínica de melhoria, resultante de doença ou acidente, em que, cumulativamente estejam preenchidos os seguintes requisitos:
a) A pessoa segura fique completa e definitivamente incapacitada de exercer a sua profissão ou qualquer outra atividade lucrativa compatível com as suas capacidades, conhecimentos e aptidões;
b) Corresponda a um grau de desvalorização igual ou superior à percentagem definida nas condições particulares, de acordo com a tabela nacional de incapacidades por Acidentes de Trabalho ou Doenças Profissionais em vigor na data de avaliação da desvalorização sofrida pela Pessoa Segura, não sendo aplicados os fatores de bonificação previstos na mesma e não entrando para o seu cálculo quaisquer incapacidades ou patologias pré-existentes;
c) Seja irreversível, isto é sem quaisquer esperanças de haver melhorias por continuação de tratamento médico.
Quem tem empréstimo à habitação está obrigado a este seguro, no entanto o que muitas vezes não se sabe é que não é obrigatório fazer ou manter o seguro de vida com o credor hipotecário. Esta é uma questão que facilmente se confirma através do documento complementar que está anexo à escritura.
Os seguros de vida subscritos nos Bancos são regra geral de valor mais elevado do que os valores praticados nas companhias que não estão associadas às entidades bancárias. Por isso se tem Seguro de Vida ligado ao Credito à Habitação, saiba que pode poupar aproximadamente entre 30 a 40 euros por mês, ou seja, cerca de 400 a 500 euros por ano.